Pesquisar neste blogue

sábado, 24 de novembro de 2012

Doce de Chila

Para fazeres o doce de Chila vais precisar de uma abóbora chila, igual peso de açucar da abóbora cozida e escorrida, 1 casca de limão, 1 pau de canela, sal e 250 ml de água.

Como podes fazer?

Passo 1 - Começas por partir a abóbora atirando-a ao chão. Não uses facas ou objetos metálicos, pois altera o sabor da chila, Com as mãos, separa a abóbora em vários pedaços. Retira as sementes e os filamentos mais amarelos.

Passo 2 - Depois lavas os pedaços de abóbora em várias águas, até deixar de deitar espuma. Coloca os pedaços de abóbora num alguidar com bastante água e com a casca virada para cima. Deixa a abóbora no alguidar de um dia para o outro.


Passo 3 - No dia seguinte, coloca uma panela grande com água a ferver e tempera com sal. Junta a abóbora e deixa cozer durante 40 minutos até ficar bem tenrinha e começar a separar da casca. Depois de cozida, retira e deixa arrefecer um pouco.


Passo 4 - Com a ajuda de uma colher de pau ou de plástico (nunca de metal), raspa a abóbora para dentro de uma tigela. Coloca num escorredor e deixa escorrer durante 30 minutos. (Depois de escorrido, pesa e o peso de açúcar deverá ser igual ao peso da abóbora escorrida).


Passo 5 - Coloca tudo num tacho e leva ao lume o açúcar, a água, o pau de canela e a casca de limão. Mexe e deixa ferver até atingir o ponto de pérola. Passado cerca de 8 minutos, passe com a colher na calda e se começar a cair em gotas, quer dizer que está no ponto.


Passo 6 - Por fim, junta a abóbora de chila e sem parar de mexer, vai separando os fios. Quando passares com uma colher no fundo do tacho e fizer uma estrada, está pronto.

Passo 7 - Depois de frio, guarde o doce em frascos próprios.

domingo, 4 de novembro de 2012

Marcador de livro


Para celebrares o dia de São Martinho, podes oferecer um marcador de livros aos teus amigos.
Se quiseres dar este marcador a vários amigos, poderás escrever diferentes quadras.

Material:
    Vais precisar de espátulas (que se compram numa farmácia), uma caneta / marcador, ráfia, cartão, molde e cola.

Castanha:
   Começas por desenhar a forma de uma castanha ( com ou sem ajuda de um molde) numa cartolina castanho claro. Com a ajuda de outra cartolina (castanho escuro) faz a parte de baixo da castanha. Se não conseguires fazer, usa um molde ou então olha para uma castanha verdadeira.
    Se não tiveres cartolina, desenha a castanha num cartão e depois pinta ou com tinta, ou com lápis, ou com marcador.
Se quiseres podes animar a tua castanha ou então deixa apenas o seu contorno.

Espátula:
    Num dos lados da espátula, escreve ao alto São Martinho colocando a data no final.
   Na parte de trás da mesma, podes escrever uma quadra alusiva a esta data, como por exemplo: No dia de São Martinho, vai-se à adega e prova-se o vinho.








quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Saco do Bolinho: Pão por Deus



    Para pedires o Pão por Deus, precisas de algo para o guardar. Para isso podes fazer a tua própria saquinha! Se não tiveres em casa, terás de comprá-la. Quando a tiveres, podes decorá-la com carimbos.
    Como estamos no outono, podes fazer moldes com folhas e com frutos que aparecem nesta época do ano!
    Vais precisar de uma saca, recipientes, pincel, água, folha de árvore, carimbos, folhas de revista, imagem de frutos, tinta e um marcador.
    Começa por colocar folhas de revista dentro da saca, de modo a que a tinta não passe de um lado para o outro.
    Quando tiver tudo pronto, começa por escolher as cores de cada fruto e da folha. Passa o pincel pelo molde e carimba o saco. Faz a mesma coisa para todos os carimbos e deixas secar.  Se quiseres  também podes colocar alguns brilhantes enquanto os frutos ainda estiverem a secar.
    No fim de seco, podes ou não contornar os frutos e as folhas. De Seguida, escreve nos espaços vazios: Dia do Bolinho e a data.
   Para terminares, basta retirar o papel dentro do saco (quando a tinta tiver seca) e poderás começar a pedir o teu pão por Deus.